terça-feira, 2 de setembro de 2008

AS MARAVILHAS DA NOSSA TERRA!

ENVENDOS: PEGO DA RAINHA.

No fim de semana de 23 e 24 de Agosto, desloquei-me como é habitual nesta altura, à terra natal da minha sogra, para visitarmos alguns familiares. Ainda pertencendo ao distrito de Santarém, os "ENVENDOS", que ficam perto de Mação, Urtiga, Carvoeiro, Zibreira, etc... é uma pequena localidade situada num baixio rodeado de uma pequenas serras. Deixem-me salientar que poluição sonora, não existe! Podemos inclusive, ouvir os pássaros, os grilos e as cigarras. O ar que se respira é quase perfeito, não fosse os fogos que por vezes proliferam ali pela zona, infelizmente! Mas fora isso, a gastronomia local, é de uma gula proibida. Podemos comer umas iguarias tradicionais só daquela zona, que é o caso dos "Maranhos". Os enchidos então são de comer e chorar por mais. Os queijos tradicionais de cabra são realmente fabulosos! O cheiro é que nem tanto! E o que na minha opinião acho realmente extraordinário, são os locais chamados pelas gentes da terra de "Pegos". Que consistem num amontuado de arvoredo e rochas no meio de grandes morros. O "PEGO DA RAINHA", é um bom exemplo disso. Com uma estrada um pouco propícia a aventuras radicais, é um pouco perigoso chegar a estes locais maravilhosos, de onde ainda se pode beber água a saír das bicas imporvisadas nas paredes das rochas. Mais acima, para os mais aventureiros, dá para vislumbrar uma vista magnífica, que fica aqui registada neste post em video e em foto. Vale a pena explorar o nosso lindo país, antes de viajar para fora. É caso para dizer, viaje para fora, cá dentro!

Sem comentários: